ALAMI

Menu

Links

Cadeira da Saudade


Julita Coelho Nascimento

(20-05-1917   —   09-10-2011)


 

Julita Coelho, em 1960, iniciou suas atividades artísticas com pintura em tecido, confecção de flores de tecido, fazendo arranjos e buquês para noivas. A partir de 1962 iniciou cursos de pintura em porcelana, em Ribeirão Preto e São Paulo. Além de ministrar aulas de pintura em tecido passou a dar aulas de pintura em porcelana. Teve várias alunas em Ituiutaba e região, como Santa Vitória, Capinópolis, Frutal, Uberlândia, São Simão e outras. Dona Julita fez vários cursos de porcelana com pintores famosos. Sua casa era um verdadeiro atelier. Fez várias exposições em Ituiutaba, apresentando seus trabalhos e de suas alunas, onde comercializava para vários lugares, inclusive para o estado de Espírito Santo, na cidade de Iúna. Participou de várias exposições em Uberlândia, no Grupo Safra e no Uberlândia Clube, e em São Paulo, no Cine Teatro Rebouças, levando o nome da arte e da cultura de Ituiutaba. Dona Julita e seu esposo, Senhor João Nascimento, falecido, colaboraram em várias festividades da cidade de Ituiutaba, pintando painéis em datas comemorativas. É acadêmica da ALAMI e em 2006 recebeu a Comenda da ordem do mérito 16 de Setembro, outorgada pela ALAMI — Academia de Letras, Artes e Música de Ituiutaba (clique aqui e veja foto deste evento).

 

* * * * *

 

NOTA DE MUITO PESAR DA ALAMI

(Publicada no Jornal do Pontal

no dia 11 de outubro de 2011)

 

"A ALAMI — Academia de Letras, Artes e Música de Ituiutaba — lamenta sensivelmente a perda da Acadêmica e Comendadora, Julita Coelho, ocorrido nesse final de semana.

Julita foi, sem dúvida, um ser humano grandioso, e, sem dúvida, a grande representante da arte com grande destaque na pintura.

Descrever ou tentar repassar seu valor, talento, carisma, habilidade é sem dúvida impossível... Há de se conhecer os trabalhos magníficos dessa grande artista, cujas mãos abençoadas pelo Criador a imortalizaram...

Julita ficará registrada nos anais dessa academia, como um dos maiores talentos nas várias formas de se representar a pintura... Talento angelical, obra dos deuses.

A artista parte, mas suas obras ficam... Estarão dignificando, enriquecendo ambientes com seus trabalhos inigualáveis... Felizes os que puderam desfrutar de seus ensinamentos notórios, ou que conseguiram reter uma de suas obras fabulosas.

Os cumprimentos condoídos aos familiares.

O descanso em paz para nossa Comendadora..."

 

Academia de Letras, Artes e Música de Ituiutaba