ALAMI

Menu

Links

Maria Adelina Vieira
Cardoso e Gomes


Cadeira 91 — LITERATURA
Patrono: Florbela Espanca

        Maria Adelina nasceu em 23 de janeiro, em Ituiutaba, MG. Fez curso de porcelana e óleo sobre tela com a Professora Amélia Mamede Nunes. Aos 14 anos de idade, participou do Concurso Cultural Estudantil do Colégio São Luís, na cidade de Prata, MG, e recebeu premiação pelo melhor trabalho apresentado, intitulado Vida de Padre Manoel Nóbrega e José Anchieta. Recebeu o título de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Ituiutaba, MG, por serviços sociais prestados à comunidade. É acadêmica da ALAMI — Academia de Letras, Artes e Música de Ituiutaba. Sua patrona é a poetisa Florbela Espanca. Lançou os livros Revelações — poemas e percursos (Egil, março-2003), e Caminhos — poemas, poemas em prosa (novembro-2003). Participou da III Antologia de Poetas de Ituiutaba (2003), e da Antologia Internacional “Rodamundo”, em Sorocaba, SP (2005, 2006 e 2007). Em 22 de setembro de 2005, realizou a 3.ª Mostra óleo sobre tela e óleo sobre papel cartão, no Shopping Center Uberaba, MG. Seu conto “Episódio”, foi publicado na Antologia de Contos da ALAMI (Egil, 2005). Participou da "IV Antologia de Poetas de Ituiutaba" (Egil, 2006) e da "V Antologia de Poetas de Ituiutaba" (Egil, 2007). Formada Curso Superior de Tecnologia em Turismo. Publicou ainda "Lembranças e poemas trazidos pelo vento" (Egil, 2008) e "Compaixão e outros poemas" (Egil, 2009). 

 

* * * * *

Carta aberta a Maria Adelina

 

Uberaba, 24 de janeiro de 2007.

 

Caríssima Maria Adelina:

 

Mãe, artista plástica, Assessora da Fundação Cultural de Ituiutaba, poeta de grande sensibilidade, agente cultural, escritora e... o mais importante: grande amiga.

Estou com o coração batendo forte pelo seu sucesso com o trabalho cultural que se realiza em Ituiutaba. Deus os guarde.

A nossa Academia está “amoitada”. Os acadêmicos continuam na sua rotina de trabalho, com ótimas produções. Temos a promessa do Prefeito de que teremos uma sede. Estamos atentos, sempre “cutucando” o assunto... Logo teremos um teto.

Com mais vagar tenho apreciado o rico material que você me enviou e achei a IV Antologia de Poetas de Ituiutaba (da ALAMI — Academia de Letras, Artes e Música de Ituiutaba) matéria de primeiríssima qualidade, pelo continente e pelo conteúdo. Se você me permitir vou dizer-lhe que estou com inveja, um sentimento um tanto quanto fora da cabeça de quem pensa... Bem melhor do que ter inveja é procurar fazer algo parecido. Correto?

Mas o sucesso de amigos é também sucesso nosso, pois dele podemos usufruir, que os amigos não são egoístas e nos enviam as boas coisas que fazem.

Fico aguardando as novas obras anunciadas, que serão sempre bem recebidas.

Vou dar um abraço na Carmen, como você mandou. Por favor, mande mais abraços para ela, que eu faço questão de passar todos, com aperto...

Recomende-me aos seus e aqui permanecemos às suas ordens.
 


Mário Salvador
Presidente da Academia de Letras do Triângulo Mineiro