ALAMI

Menu

Links

Ione Marta Franco Pereira


Cadeira 32 — LITERATURA
Patrono:
Bernardo Élis Curado

 

        Ione Marta nasceu em Jataí, GO, em 15 dezembro de 1954. Filha única de Francisco Franco de Lima e Enoi Lima Franco. Após a morte de seu pai, em 1966, veio com sua mãe para Ituiutaba, no final de 1967, para o apoio da família materna. Casada com o Engenheiro Adalberto Pereira, é mãe de dois filhos, Luana Franco Pereira e Adalberto Pereira Filho. Licenciada em Letras e Pedagogia pela UEMG–ISEDI, Especialista em Língua Inglesa pela PUC/MG, Professora da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, desde 1976, com atuação na Superintendência Regional de Ensino de Ituiutaba desde sua implantação em janeiro de 1987, Professora da UEMG–ISEPI–ISEDI desde março de 1977, revisora de textos literários e acadêmicos em língua portuguesa e inglesa, tradutora de textos, ghost writer, colaboradora com jornais locais, apresentadora de obras literárias na forma de prefácio e de resenha para orelhas de livros, idealizadora e coordenadora de projetos culturais e educacionais. Dentre eles, destacam-se: Varal de poemas; Letras em Revista; Letr’artes (ciclo de estudos do Curso de Letras); Festival Estudantil de Teatro em Língua Inglesa — FESTELI; Festival Universitário de Música Popular — FUMP; Sarau Literário; O escritor na Sala de Aula (estreado por Jair Humberto Rosa); Cartas a Luiz Vilela, um projeto de caráter competitivo destinado a universitários; Seminário Regional de Professores de Língua Inglesa: Pesquisa, Ensino e Extensão; Espaço Nosso, jornal quadrimestral da Superintendência de Ensino.
        Ione Marta foi também revisora e redatora de Campo Aberto, jornal da Universidade, presidente da Comissão Julgadora do 2.º e 3.º Concursos de Pintura da ALAMI e membro de comissões julgadoras de concursos e festivais que envolveram a língua inglesa. Ocupou diferentes cargos na administração da Superintendência Regional de Ensino de Ituiutaba e da Universidade, onde atualmente coordena a Prática de Formação dos cursos do ISEDI.

        Ione, em 2009, passou a integrar o Conselho Curador da Fundação Cultural de Ituiutaba, cargo que ocupou, voluntariamente, até dezembro de 2010.

* * * * *   

Saudação ao Patrono, Bernardo Élis

 

 

Memórias:
 

Leitura e escrita: uma relação de afetividade

 

 

 

Crônicas:

 

Abraços e laços

 

 

 

Prefácios:

 

Cerne

(José Maria Franco de Assis)

 

Contos côncavos e convexos

(José Maria Franco de Assis)

 

Mata emendada

(José Maria Franco de Assis)

 

Novos escravos

(José Maria Franco de Assis)

 

O canto do urutau

(Osvaldo Parruda)
 

 

 

Apresentações:

 

Na beira do rio: uma fábrica de textos
(Enio Ferreira)