ALAMI

Menu

Links

Aline Paschoal


Cadeira 59 — ARTES PLÁSTICAS
Patrono: José de Morais Garcia Vilela — Doutor Juquinha

 

          Aline Paschoal Franco nasceu em 31 de janeiro de 1981, filha de Luiz Paschoal e Maria Aparecida Paschoal. Casou-se com Wendel Franco de Oliveira. É graduada pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), sendo bacharel  em psicologia. Desde a infância se interessou por arte. Cursou piano, teclado e sua grande paixão: pintura em tela, na qual vem se aperfeiçoando desde então. Sua vasta experiência e diversificada carreira teve início em 2000, com painéis de trompe l'oeil (painéis de fundo fotográfico), entre os quais se destaca o “A Ponte do Rio Tijuco”, que fez parte das comemorações do centenário de nossa cidade, e que se acha exposto na parte externa do muro do Colégio Santa Teresa. Retratou também os prédios, o antigo e o novo, da  Universidade do Estado de Minas Gerais, que se encontram na Biblioteca Vânia Moraes Jacob. Ministra aulas de pintura há mais de dez anos, hoje em seu ateliê, onde existe uma exposição permanente ao público de suas obras. Participou de diversos workshops, dentre eles “Textura e Suporte Contemporâneo Sobre Tela”, com o renomado professor norte-americano Ulisses de Andrade,  e “Papel Reciclado e Técnicas de Resina em Tela”, com a artista plástica Dorotéia Marra. Realizou exposições na Caixa Econômica Federal de Ituiutaba, em Salões de Eventos, na FECIT e em cidades da região. Participou do 3.º Salão de Artes da ALAMI, em 2005, no qual foi classificada em 2.º lugar com a tela “Abstrata”, e do 5.º Salão, em 2008, no qual foi classificada em 3.º lugar com a tela “Cortador de Cana”. Em agosto de 2010 passou a fazer parte da ALAMI.

         Para Aline Paschoal “a arte é a linguagem da vida. Uma pintura é sempre provocada por uma imagem, um objeto, ou uma impressão deixada por algo... Uso a pintura para contar minha própria história."

Veja foto da Solenidade de Posse da Aline...

           Em 16 de dezembro de 2010 a ALAMI premiou entidades e personalidades que lutam pela cultura em geral. Aline Paschoal foi uma das que receberam, em Ituiutaba, o Prêmio Mérito Cultural: "Artista Plástica do Ano".

 

 

Veja fotos da Solenidade de entrega do Prêmio...

 

 

* * * * *

 

Algumas obras de Aline Paschoal