ALAMI

Menu

Links

José Mauro Alves

 Cadeira 88 — MÚSICA
Patrono: Elias Antônio Daia

 

José Mauro Alves nasceu em Ituiutaba, em 8 de julho de 1955, filho de José Jerônimo Alves e Iraci Maria Brito Alves.

Cresceu fazendo música no Conservatório Estadual de Música "Dr. José Zoccoli de Andrade" onde concluiu o Curso Técnico em Instrumento em Clarineta, Saxofone e Trompete

Professor do Conservatório Estadual desde 1977, ocupou várias cadeiras, deste instrumentos de sopro, cordas, a Teoria Musical e Canto Coral, além de coordenar a Área de Sopro do estabelecimento.

A habilidade para harmonizar e fazer arranjos, a determinação e o carisma no trato com as pessoas o levou a ocupar o cargo de Maestro da Banda Municipal “José Castanheira”, por 13 anos.
        Em 1995, idealizou e criou, sob sua regência, a Camerata “Prof. Cilas Pereira Rocha”, a princípio pequeno grupo instrumental de formação livre. Atualmente, com formação orquestral e grande número de participantes entre professores e alunos do Conservatório de Ituiutaba, a Camerata desenvolve eclético repertório, do erudito ao popular, integrando espetáculos cênico-musicais e se apresentando em todo o Estado de Minas Gerais e adjacências, levando de forma brilhante o nome de Ituiutaba.

Em 2006 e 2007, foi o regente e o produtor artístico de dois cd's da Camerata: "Começaria tudo outra vez" e "Pura energia", divulgando através de sua identidade social e cultural a música erudita, a produção de conhecimento e o estímulo ao processo criativo.

José Mauro é acadêmico da ALAMI — Academia de Letras, Artes e Música de Ituiutaba — desde 29 de novembro de 1997, e ocupa, com muito orgulho e reconhecimento, a cadeira de n.º 88, cujo patrono é o Maestro Elias Antônio Daia, a quem, mais uma vez, parece ouvir-lhe dizendo pelos caminhos da sua infância e juventude: “Ainda farei de você, um maestro.”