ALAMI

Menu

Links

Juarez Avelar


Cadeira 60 — LITERATURA
Patrona: Prof.ª Pelina Novaes

 

 

 

Juarez Moraes de Avelar nasceu em Ituiutaba, MG, aos 23 de julho de 1942, filho do senhor Anísio Vilela de Avelar e senhora Maria Ana Moraes de Avelar. Iniciou seus estudos no Grupo Escolar “Ildefonso Mascarenhas da Silva” que era Diretora a Prof.ª Pelina Novais onde concluiu o Curso Primário. O Curso Ginasial cursou no Instituto “Marden” sob o lúcido comando do Prof. Álvaro Brandão de Andrade e seu abnegado e competente corpo docente, ambos em Ituiutaba. O Curso Primário e Ginasial atualmente denominado de Estudo Fundamental. O Curso Científico, atualmente 2.º Grau, fez o 1.º Ano no Colégio São José, em Ituiutaba e o concluiu no Colégio “Cristo Rei” em Uberaba. Graduou-se em Medicina em 11 de dezembro de 1968 na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado da Guanabara (UEG), atualmente Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Fez Residência em Cirurgia Geral no Serviço do Prof. Mariano de Andrade no Hospital de Clínicas “Pedro Ernesto”. Em seguida ingressou na Escola de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro onde se especializou em Cirurgia Plástica na 38.ª Enfermaria da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro e Clinica Ivo Pitanguy em 1970, 1971 e 1972.

Durante o período de férias nos meses de janeiro e julho de 1968 quando cursava o 6º ano da Faculdade de Ciências Médicas foi atraído voluntariamente a participar do Projeto Rondon nas Operações I e II. No ano seguinte, ainda por deliberação voluntária, se apresentou à Reitoria da antiga UEG e ao Ministério do Interior para atuar como 1º Diretor do “Campus” Avançado da UEG em Paritins (Amazonas) de julho de 1969 a março de 1970 durante o período de Residência em Cirurgia Geral.

Já no 1º ano do Curso de Especialização (em 1970) ingressou na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) como Membro Aspirante com participação nos Congressos anuais, bem como outros eventos de temas da especialidade. Durante o Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP, em 1971 realizado em Salvador, na Bahia, fez sua primeira apresentação de um tema científico sobre “Reconstrução de orelha pós-mordida humana” que foi o ponto de partida para sua dedicação ao tema Reconstrução de Orelha ao longo de sua vida profissional.

Nos anos seguintes continuou participando de Congressos sempre com apresentação de temas científicos. Em fevereiro de 1972 houve o Primeiro Congresso da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS), no Rio de Janeiro, quando apresentou o Tema científico sobre Hipomentonismo e ingressou como Active Member. 

Após concluir o Curso de Especialização em Cirurgia Plástica fez extenso e profícuo ciclo de estágios em diversos Centros de Cirurgia Plástica de outros países, (de dezembro de 1972 a julho de 1973) com os destacados especialistas:

Prof. Ralf Millard (Universidade de Miami),

 Prof. Thomas Rees e Prof. John Converse (Universidade de New York),

Prof.ª Irene Fleming (Universidade Berlin – Klinikum Steglita Der Freien Universität),

Prof. Paul Tessier (Hospital Foch – Paris),

Prof. Raoul Tubiana (Instituto Ambroise Paré – Paris),

Prof. Claud Dufoumantel e Prof. Roger Mouly (Hospital Saint Louis - Paris),

 Prof. John Mustardé (Universidade de Glasgow – Canniesburn Hospital - Escócia).

Na oportunidade de sua profícua viagem de estudos participou do III Congresso Europeu de Cirurgia Plástica em Madrid (maio de 1973) e  II Congresso da International Society of Plastic and Reconstructive Surgery (ISAPS) em junho de 1973 em Jerusalém  - Israel.

Ao regressar ao Brasil estabeleceu-se na cidade de São Paulo iniciando suas atividades profissionais como cirurgião plástico onde criou o INSTITUTO CIENTÍFICO BRASILEIRO DE CIRURGIA PLÁSTICA E REPARADORA e mais tarde o INSTITUTO DA ORELHA “PROF. JUAREZ AVELAR” este para promover o atendimento de pacientes portadores de deformidades auriculares. Desenvolveu intenso trabalho no campo científico com publicações em Revistas Nacionais e Internacionais versando sobre diversos campos da especialidade.

Em 1980 iniciou atividades na organização de eventos o que impulsionou a conquistar a Presidência da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional São Paulo na gestão de 1982/83, e em seguida como Secretário Geral da SBCP na gestão 1984/85. Em etapa seguinte  assumiu a Presidência Nacional da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica por duas gestões 1986/87, 1990/91.

 Além das atividades em diretorias da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica desenvolveu amplo trabalho na Associação Paulista de Medicina (APM), como Diretor de Defesa Profissional (gestão 1990/91), e em seguida como Secretário da Associação Médica Brasileira (AMB) (gestões 1992/93, 1994/95, 1996/97). 

Em 2002 foi eleito presidente da Associação dos Ex-Alunos do Prof. Pitanguy (AExPI) gestão 2003/04 e re-eleito para o biênio 2005/06.

Membro fundador da Associação do Prof. Illouz (2005) que é entidade internacional em homenagem ao Prof. Yves Gerard Illouz, criador e divulgador da técnica de lipoaspiração no mundo e eleito presidente em 2005 e re-eleito em 2009, como presidente.

Organizador, presidente e/ou coordenador de 67 Simpósios, Congressos e Jornadas de Cirurgia Plástica e outros temas de Medicina e Direito.

Publicou mais de 80 artigos científicos em revistas e capítulos em livros nacionais e internacionais. Proferiu mais de 800 conferências em eventos de Medicina e Direito no Brasil e em outros países. 

Autor e editor dos seguintes livros:

1. Anais do Simpósio Brasileiro de Abdominoplastia – 1982;

2. Anais da III Jornada Paulista de Cirurgia Estética SP - 1982;

3. Anais do Simpósio Brasileiro do Contorno Facial – 1983;

4. Lipoaspiração – com o Prof. Yves Gèrard Illouz - 1986;

5. Cirurgia Plástica da Infância – Vols. I e II – 1989;

6. Historia Ciência Y Arte em Cirurgia Estética – com Prof. E. Malbec – 1990;

7. Anais do XI Congresso da AMB – 1992;

8. Anestesia Loco-Regional em Cirurgia Estética1993;

9. Ensino da Cirurgia Plástica nas Faculdades de Medicina – 1994;

10. Creation of the Auricle (Reconstrução de Orelha) – 1977;

11. Cirurgia Plástica Obrigação de Meio e Não Obrigação de Fim ou de Resultado-2000;

12. Contribuições à Cirurgia Plástica – 2002;

13. Abdominoplasty Without Panniculus Undermining and Resection – 2004;

14. História da Cirurgia Plástica de São Paulo - 2005.

 

 

* * * * *