ALAMI

Menu

Links

Públio Chaves

Comendador da ALAMI

 
Cadeira 01 — LITERATURA
Patrono: Camilo Chaves Júnior

 

       

Públio Chaves nasceu em Ituiutaba aos 9 dias do mês de fevereiro de 1943, é filho de Camilo Chaves Júnior e Juraci Furtado Chaves. Formou-se em advocacia na Faculdade de Direito de Uberlândia. É casado com Marilene Alves Chaves, dessa união tem três filhos: Isabela Chaves, Públio Chaves Júnior e Cristiano Chaves.

Dr. Públio Chaves tem demonstrado uma vida exemplar em todos os setores: familiar, social, empresarial, esportiva, educacional e política. Nas diversas atividades que exerceu ou que exerce, tem alcançado êxito total, tornando sua existência privilegiada. Iniciou a sua carreira política, seguindo os passos de seu pai, Camilo Chaves Júnior e de Seu avô, Senador Camilo Chaves. Sequenciando um projeto iniciado por seu genitor, na cidade de cachoeira Dourada, candidatou-se ao cargo de prefeito em 1988, alcançando uma grande vitória. A sua atuação naquela pequena cidade foi brilhante. Por meio de sua atuação como prefeito, conseguiu mudar a vida daqueles moradores nas áreas de saúde, infraestrutura, saneamento básico, no campo social, mas especialmente na Educação, recebendo do Governo Alemão, o convite para visitar aquele país, onde recebeu o título de “Senhor Educação”, por ter aplicado durante o seu governo mais de 47% da arrecadação nesta área. Transferiu-se daquela cidade para Ituiutaba, porém, saiu de lá deixando atrás de si um rastro vitorioso. Respeitado e amado por todos.

Em Ituiutaba, foi o último prefeito do século XX, o 2.º do milênio. E de tal forma foi que se tornou o primeiro prefeito reeleito de Ituiutaba, exercendo o seu segundo mandato como primeiro prefeito do século XXI, do 3.º milênio.

O Político Públio Chaves candidatou-se a prefeito de Ituiutaba pelo PMDB, em coligação com os partidos PDT e PSB, sob a denominação de “Ituiutaba vai sorrir de novo”, tendo sido eleito em 03 de outubro de 1996, com 33.793 votos, contra 15.104 votos dos outros dois candidatos, um percentual de 79% dos votos válidos.

Como prefeito, foi eleito presidente da AMVAP — Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba —, pelos prefeitos que a integram, em 29 de janeiro de 1999, sendo reeleito para o cargo em 8 de janeiro de 2000. Com uma administração pautada na competência administrativa por ele desenvolvido, foi indicado para a presidência da FEMAM — Federação Mineira das Associações Microrregionais —, sendo eleito presidente em 31 de janeiro de 2000. Após o primeiro mandato, foi re-eleito em 10 de abril de 2001.

Em julho de 2002, recebeu no Palácio do Itamaraty, das mãos do Presidente República, Fernando Henrique Cardoso, “Menção Honrosa”, pelo cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal.

No seu primeiro mandato como prefeito, Públio Chaves, no comando da Prefeitura Municipal de Ituiutaba, assumiu a SAE — Superintendência de Água e Esgotos de Ituiutaba —, que era uma autarquia administrada pela FUNASA.

Com investimentos de 1997 a 2000, da ordem de R$ 6.202.119,56, montante gasto com obras de ligações de água, redes de água, ramais de água, ligações de esgoto, redes de esgoto, ramais de esgoto e com uma das mais importantes obras do seu governo a ERPAI — Estação de Recuperação, Proteção Ambiental de Ituiutaba —, responsável pelo tratamento de 70% do esgoto coletado. Nesse mesmo período a SAE obteve o certificado ISO 9000 e, consequentemente, conquistou o certificado ISO 9002, o que comprova sua excelência no tratamento de água.

Sua gestão reformou e tombou o prédio da Casa da Cultura e tombou o Teatro Vianinha, foram asfaltadas cerca de 95% das vias públicas da cidade, dotadas de toda infra-estrutura como redes água, esgotos e energia. Foi também feito, excelente trabalho pela Secretaria de Obras, pela Comissão Municipal de Trânsito, quanto à sinalização e colocação de semáforos, construção de rotatórias em todo o perímetro urbano da cidade. O Departamento de Parques e Jardins realiza a manutenção de praças e outros logradouros públicos, tudo isso visando ao bem-estar da população tijucana.

Sob o aspecto econômico, a Secretária da Fazenda, Administração e Recursos Humanos, desempenhou um trabalho importante. Durante sua gestão, a SFARH realizou um novo cadastramento imobiliário na cidade, possibilitando uma avaliação da real situação econômica de Ituiutaba. Além de gerar novos impostos mostrou quais as tendências comerciais da cidade, como a produção industrial e o setor da prestação de serviços. Todo esse trabalho gerou um aumento da arrecadação municipal.

Foi também feita, no primeiro mandato, a regularização do pagamento do funcionalismo público que se encontrava com meses de atraso. Já no segundo mandato, apesar da crise, o funcionalismo foi pago dentro do mês vigente trabalhado, num valor de R$ 1.000.000,00, gerando, no comércio local, um fomento considerável.

O Departamento de Processamento de Dados, implantado na sua administração, cuida do processo de informatização e interligação de todas as secretarias e setores relacionados à administração pública, agilizando os trabalhos e ligações entre os vários setores de sua administração.

Ainda no aspecto econômico, o município de Ituiutaba oferece incentivo na área da fruticultura, tendo como carro chefe, laranja. O governo Públio Chaves oferece também meios para o agricultor encontrar a melhor cultura a que ele se adapta, fornecendo, ainda, preparo do solo e apoio técnico ao produtor.

 

* * * * *
 

Veja maiores informações no site

www.portalituiutaba.com.br

de onde compilamos o texto acima.