ALAMI

Menu

Links

Siomar Rodrigues de Sousa

 
Cadeira 03 — LITERATURA
Patrono:
Tubal Vilela da Silva

 

        Autor de 45 obras, entre elas “Poemas para amar a mulher brasileira” (2008), nove DVDs e 8 vídeos o poeta e historiador Siomar Rodrigues de Sousa publica o seu quinto livro intitulado: “Poesias em Uberlândia”. O lançamento aconteceu no dia 18 de dezembro de 2009, na Câmara Municipal da cidade. Siomar retrata, nessa edição, a história da cidade em poemas e também em 23 fotos culturais registradas pelo primeiro fotógrafo de Uberlândia e seu ex-sogro, Ângelo Noghettini. Mais 25 imagens pessoais foram divulgadas nas 345 páginas. Editado pela gráfica Roma, foram impressos mil exemplares, destes, 95% foram distribuídos gratuitamente à população uberlandense e para várias regiões do Brasil.
       Siomar diz que a proposta do livro é divulgar o nome de Uberlândia por meio de poemas e imagens. Na Capa está exposta a Casa da Cultura e, nas primeiras páginas, o poeta presta homenagem a cinquenta pessoas ilustres que fizeram parte do desenvolvimento da cidade, entre elas, Alexandrino Garcia (in memoriam), fundador do Grupo Algar e o Jornalista Massau Costa, que atuou como redator-chefe no Correio de Uberlândia durante mais de 20 anos. “Tem ainda homenagens às personalidades contemporâneas que mereciam, em vida, ser congratuladas”. Entre os homenageados estão: Sr. Luiz Alberto Garcia, Luiz Alexandre Garcia, ambos do Grupo Algar; Alair Martins(Grupo Martins), Dilson Pereira, que está à frente do Grupo Arcom e do Center Shopping, Aldorando Dias de Souza, presidente do Praia Clube, Sérgio Ribeiro Cunha, empresário e também secretário municipal e o proprietário da Rede Integração, afiliada Rede Globo, Tubal Siqueira.
           O autor do livro “Poesias em Uberlândia”, Siomar Rodrigues de Sousa, foi líder cultural em Goiânia, Uberlândia e Brasília no Distrito Federal. “Sempre atuei em prol da transformação social e cultural do Brasil”, afirmou. Há 44 anos, publicou seu primeiro livro: "10 poetas no Brasil Central", já com 2 mil exemplares impressos. Em 67, os primeiros sete discos do Brasil Central, editados em Goiânia, são de sua autoria. “A maioria das minhas publicações é na área social e de romance”, disse. É no lapidar dos versos, nos quais mostra maestria e sutileza, que Siomar projeta a carreira, defendendo a poesia em todo lugar. “Doei o direito autoral de toda minha produção artística para a prefeitura. Para formalizar o processo, foi autenticado em cartório”, concluiu.

      O poeta Siomar Rodrigues de Sousa foi o fundador da ALAMI — Academia de Letras, Artes e Música de Ituiutaba.

 

____________________

Fonte: "Correio de Uberlândia"